top of page
Foto do escritorGabriel Alves Penkal

Antropometria: Porque Utilizar e Qual sua Importância em uma Avaliação Nutricional

Atualizado: 11 de ago. de 2022


Fonte: Pinterest, (2022).



Oque é a Antropometria

A antropometria é explicada por Marins, (2003) como uma ciência que tem o objetivo de estudar e analisar as medidas corporais dos indivíduos, sendo elas, peso, estatura, circunferências de membros, distribuição da composição corporal e análise das condições nutricionais e físicas.


Os resultados obtidos pela aplicação da avaliação antropométrica, servem como base para a análise da condição nutricional do indivíduo ou paciente, contribuindo de maneira significativa para o andamento da avaliação nutricional.


A atuação da Antropometria na avaliação nutricional

A avaliação nutricional pode ser compreendida por um conjunto de ações realizadas com a finalidade de diagnosticar o estado nutricional de indivíduos. Dentre essas ações destacam-se: Exames físicos, recordatório alimentar, exames laboratoriais, medidas antropométricas e análise da composição corporal.


Através das medidas antropométricas é obtido dados importantes que servirão de parâmetro para analisar disfunções metabólicas e complicações associadas ao estado nutricional do paciente, indivíduos com sobrepeso apresentam as medidas de circunferência da cintura e quadril e as pregas cutâneas fora do padrão por exemplo, a partir desse ponto conseguimos diagnosticar a condição apresentada.


Aferição das circunferências e Pregas Cutâneas

Circunferência do pescoço: a aferição é realizada com o indivíduo sentado com a face voltada ao horizonte, seguindo o plano anatômico de Frankfurt, a fita é posicionada horizontalmente, acima da proeminência laríngea (pomo de Adão).


Circunferência da cintura: O indivíduo deve estar em pé com os braços estendidos paralelo ao corpo e com a palma da mão voltada para as coxas, no ponto médio axial, onde termina a ultima costela deverá ser posicionada a fita e durante uma expiração é realizada a leitura lateralmente.


Circunferência do quadril: Em posição ortostática, deve ser encontrado a porção do trocânter maior do fêmur, região média das nádegas aproximadamente, após encontrar o ponto, o medidor deverá estar posicionado lateralmente ao avaliado e realizar a aferição com a fita no local encontrado.


A aferição das Dobras teciduais, é realizada através de um adipômetro ou plicômetro, em média é realizado a aferição de 4 pontos considerados mais relevantes para a maioria dos casos, porém pode ser realizada em 7 pontos diferentes.


Prega Tricipital: Em posição ortostática de costas para o medidor, é encontrado o ponto do tríceps braquial e a aferição é realizada 1cm acima do ponto, com o medidor posicionado lateralmente ao avaliado.


Prega Bicipital: O avaliado deve estar posicionado de frente ao avaliador e o mesmo ponto encontrado na prega tricipital é marcado no bíceps para a aferição, mais precisamente o ponto médio do bíceps é o ponto utilizado para pinçar.


Prega Subescapular: È realizada com o avaliado de costas para o medidor em posição ortostática. O avaliado deve dobrar o braço em direção às costas, formando um ângulo de 90° com o cotovelo, localiza-se um ponto logo abaixo do ângulo inferior da escápula, 1 cm acima deste, na diagonal, de forma que a fita mantenha um ângulo de 45° com a coluna é o ponto de pinçagem. Com os braços relaxados, estendidos ao longo do corpo, a aferição é feita com o aparelho posicionado diagonalmente.


Fonte: Sanny.com.br, 2022.


Prega Suprailíaca: A prega suprailíaca é aferida com o avaliado em posição ostostática lateralmente ao avaliador, o ponto é encontrado com o polegar na linha média axial e acima da crista ilíaca seguindo a linha da pelve, a aferição é realizada 1cm acima do ponto encontrado.

Fonte: Manuais.smartbr.com, 2017.



Referências:



STORNIOLO, Jorge; BIANCHI; Henrique. Antropometria Teoria e Prática. 18 de Março. 2013. Apresentação de Power Point. Disponível em: https://www.ufrgs.br/locomotion/Agenda/apresentacoes/ANTROPOMETRIA.pdf. Acesso em: 20/06/2022.


SAMPAIO, L.R., SILVA, M.C.M., OLIVEIRA, T.M., and RAMOS, C.I. Técnicas de medidas antropométricas. Scielo Books (online), 2012. Disponível em: https://books.scielo.org/id/ddxwv/pdf/sampaio-9788523218744-0.pdf. Acesso em: 20/06/2022.


Site Pinterest, (2022). Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/818107088537990546/. Acesso em: 20/06/2022.

121 visualizações0 comentário
bottom of page