top of page
Foto do escritorNUTRIÇÃO UNIGRAN CAPITAL

Você sabe o que são alimentos probióticos, prebióticos e simbióticos?


Autor: Lucas Romariz Paitl - graduando em Nutrição pelo Centro Universitário Unigran Capital.


Em se tratando de saúde e alimentação saber escolher corretamente o que consumir durante nas refeições é o primeiro passo para a manutenção da saúde.


Boas escolhas alimentares com baixo teor de gordura e sódio e “ o famoso prato colorido” com vegetais e legumes são as principais dicas passadas para a população. No entanto, com o avanço da ciência na área nutricional, cada vez mais tem-se dado importância aos alimentos funcionais, que além de nutrir, conseguem desemprenhar funções importantes no organismo do indivíduo e é nesse ponto que os alimentos probióticos, prebióticos e simbióticos ganham espaço.


A palavra “probiótico” é uma junção de pro e bios, que pode ser traduzida como a favor da

vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os próbióticos são definidos como

microrganismos vivos, ou seja, bactérias que se ingeridas nas quantidades corretas, beneficiam a saúde do hospedeiro. Diversas cepas são consideradas como probióticos, dentre elas, o mais conhecido são os lactobacilos.

Dentre seus benefícios, os probióticos tem a capacidade de efeitos antagônicos, competição com bactérias patógenas e efeitos imunológicos. (Puupponen-Pimiä et al., 2002).


Os Prebióticos são tipos de carboidratos não digeríveis que possuem efeitos positivos no

hospedeiro ao estimularem de maneira seletiva o crescimento e/ou a atividade de grupos de bactérias benéficas no cólon. Com isso, contribuem para o equilíbrio e a saúde intestinal, mais especificamente da microbiota. Já os simbióticos, são a combinação de probióticos e

prebióticos (Saad, 2006).

Esses alimentos estimulam a proliferação ou a atividade da população de bactérias específicas e benéficas no cólon do hospedeiro. Além disso, conseguem através da competição, inibir a multiplicação de patógenos garantindo a saúde do hospedeiro, entre outros fatores. (Tuohy et al., 1995).


Alimentos probióticos




Iogurte Natural – O mais conhecido, além de nutritivo o iogurte é uma excelente

fonte de bactérias benéficas para intestino. Rico em proteínas, vitaminas e minerais, contém lactobacilos e bifidobactérias.




Kefir – Bebida fermentada cremosa, rica em cálcio e vitaminas do complexo B, auxilia na saúde da flora intestinal. Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.



Chucrute – Produzido através da fermentação do repolho com sal, possui altas quantidades de Lactobacilos, minais e vitaminas A, B, C e K.



Misso – No lado oriental, temos este alimento que é produzido a partir da fermentação do grão da soja, cevada ou arroz com Koji, um tipo específico de fungo. É rico em vitamina, manganês, zinco e cobre.



Alimentos prebióticos


Os principais alimentos prebióticos são os vegetais crus e as frutas. Estes possuem as

fibras não digeríveis que irão servir de substrato para as bactérias no sistema gastrointestinal, veja alguns exemplos: Alho-poró, Aspargo, Batata doce, Brócolis, Cebola, Couve, Ervilha, Espinafre, Lentilha, Soja, Centeio, Cevada, Farelo de trigo, Frutas vermelhas, Linhaça, Maçã, Mel e Quinoa.



Referências:


Saad, S. M. I.. (2006). Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Revista Brasileira De Ciências Farmacêuticas, 42(1), 1–16. https://doi.org/10.1590/S1516-93322006000100002.


PUUPPONEN-PIMIÄ, R.; AURA, A.M.; OKSMAN-CALDENTEY, K.M.; MYLLÄRINEN, P.; SAARELA, M.; MATTILA-SANHOLM, T.; POUTANEN, K. Development of functional ingredients for gut health. Trends Food Sci. Technol., Amsterdam, v.13, p.3-11, 2002.


TUOHY, K.M.; PROBERT, H.M.; SMEJKAL, C.W.; GIBSON, G.R. Using probiotics and prebiotics to improve gut health. Drug Discovery Today, Haywards Heath, v.8, n.15, p.692-700, 2003.

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page